O Palmas Futebol e Regatas conquistou o título da 2ª Divisão do Tocantins na tarde deste sábado, 06 de dezembro, após vencer no Estádio Delfinão o Sport Club Guaraí pelo placar de 3x1. As equipes haviam empatado no duelo de ida realizado na capital no último dia 03 de dezembro (1x1). A conquista é inédita, lembrando que os dois clubes já estão garantidos na elite estadual de 2026.

 

 

Os gols da grande decisão

 

A equipe visitante abriu o placar já nos primeiros minutos com Belém e Lobó, em cobrança de falta perfeita pela esquerda, fez o segundo gol nos minutos finais da 1ª etapa de jogo. No 2º tempo Rodolfo ampliou para o Palmas e Lobão descontou com Gabriel Vianna, que marcou o 12º gol na competição, terminando o torneio de acesso na artilharia isolada e ainda sendo eleito o melhor jogador.

 

Valendo só troféu e medalhas

 

Apesar da importância, Federação Tocantinense de Futebol (FTF), que organiza a competição, não oferece premiação em dinheiro, além do acesso à 1ª Divisão. Sendo assim, o campeão da Segundona 2025 recebeu apenas troféu e medalhas de latão. Esta é uma grande crítica dos torcedores, já que os clubes não recebem nenhum incentivo financeiro e arcam com todas as despesas.

 

Quanto tempo na Segundona

 

O Lobão retorna à 1ª Divisão após 10 anos. Já o Palmas foi rebaixado em 2023. A estreia de ambos na elite estadual acontece no dia 17 de janeiro, conforme define a tabela do torneio divulgada no dia anterior a grande final da Segundona 2025. Até a realização deste jogo inicial os clubes correm contra o tempo para formar seus elencos, comissão técnica, além do planejamento financeiro.

 

Confira a transmissão completa

 

 

Arbitragem e renda da partida

 

O trio que comandou a partida era formado pelo árbitro Fernando Henrique de Araguaína e os assistentes Fábio Pereira de Araguatins e Helves Presley de Luzinópolis. Apesar do bom público que compareceu no Estádio Delfinão, somando 334 pagantes, a renda de R$ 5.340,00 não foi suficiente para pagar as despesas de R$ 5.819,00, que são de responsabilidade do clube mandante.