Durante muitos anos, familiares de pessoas que morriam em decorrência de crimes violentos, incluindo acidentes de trânsito ou trabalho, suicídios e mortes suspeitas em Guaraí conviviam com uma dor multiplicada, ou seja, precisavam enfrentar o luto de perder um ente querido e também sofriam pela demora na liberação do corpo deste familiar, encaminhado para Palmas ou Araguaína.

 

A partir de agora, com o efetivo funcionamento da nova sede do Núcleo Regional do Instituto Médico Legal (IML) local, pelo menos parte deste sofrimento poderá ser abreviado, já que corpos dos que por ventura vierem a falecer em função de crimes violentos serão autopsiados na própria cidade, graças a uma parceria firmada há poucos meses entre Governo do Estado e Prefeitura de Guaraí.

 

A nova sede regional do IML de Guaraí funciona em um prédio situado na Avenida Paraíba (próximo ao terminal rodoviário). No local, além da necropsia ou autópsia de cadáveres, também serão realizados exames de corpo delito, além de outras atividades de suporte para o trabalho de investigação da Polícia Civil, envolvendo, por exemplo, crimes como estupro ou de violência doméstica.

 

Mesmo sem ser inaugurado oficialmente, já que todos os eventos públicos estão suspensos por consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a nova sede já está em plena atividade, lembrando que ano passado chegou-se a cogitar a possibilidade de fechamento da antiga sede do IML local, situação revertida, após a repercussão de uma matéria publicada pelo Guaraí Notícias.

 

Núcleo Regional do IML de Guaraí:

 

Foto: Divulgação/Guaraí Notícias

 

Endereço: Avenida Paraíba, Nº 1.265

Telefone de contato: (63) 3464-2530

Chefe do Núcleo: Fabiana Silva Morais

Municípios atendidos: 18, incluindo a sede