Um convênio firmado entre a Prefeitura de Colinas do Tocantins e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO), que visa a cessão de um novo prédio para abrigar o Instituto Médico Legal (IML) do município, assinado nesta última quarta-feira (11/09), pode provocar o fechamento do IML de Guaraí, que teria toda a sua equipe de profissionais e estrutura transferidos para a cidade vizinha.

 

Subordinado ao Governo do Estado, o IML é um órgão responsável por fornecer bases técnicas para julgamento de crimes. A mais conhecida das funções realizadas pelo instituto é a necropsia, também chamada de autópsia ou exame do indivíduo após a morte. O órgão também fornece dados para a identificações diversas, sendo essencial para o trabalho de investigação da Polícia Civil.

 

Conforme apurado pelo Guaraí Notícias, a ideia da SSP/TO é a de reforçar e regionalizar o atendimento do IML de Colinas do Tocantins para que o quantitativo de remoções direcionadas ao IML de Araguaína seja reduzido. Como o efetivo de servidores do órgão é reduzido, o IML de Guaraí, que há vários anos funciona em uma estrutura inadequada, dificilmente será mantido.

 

Ainda conforme apurado pelo Guaraí Notícias, apesar da informação sobre o fechamento do IML de Guaraí não ter sido confirmada oficialmente, o assunto é debatido entre representantes do órgão e da SSP/TO. Também se discute a possibilidade da Prefeitura de Guaraí ceder um prédio para que o órgão possa continuar funcionando na cidade, só que em uma estrutura mais adequada.