Mais uma onça-parda foi encontrada morta na rodovia BR-153 em Guaraí, desta vez em um trecho próximo à divisa com o município de Presidente Kennedy. Em janeiro passado uma ocorrência similar havia sido registrada no trecho próximo a Tabocão. Nos dois casos os animais morreram depois de serem atropelados.

 

De hábitos predominantemente noturnos, a onça-parda é um animal bastante comum em todas as américas e sua presença já foi catalogada entre o Chile e o Canadá. Predador carnívoro, costuma se alimentar principalmente de cervos e se adaptada relativamente bem aos ambientes com a presença de humanos.

 

As fotos recentes foram registradas neste domingo (28/03). O empresário do ramo de panificação, Fábio Xavier (34 anos), residente de Guaraí, informou que estava voltando de Presidente Kennedy, quando avistou o animal morto. “Cheguei a encostar na onça, ainda estava com o corpo quente”, disse ele.

 

E quem recolhe?

 

Vale destacar que Guaraí não possui serviço responsável por recolher animais silvestres e nem estrutura para tratar daqueles que podem ainda ter chance de sobreviver. Na falta de apoio especializado, a população costuma recorrer ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que atende de segunda a sexta-feira.