Mais uma carreta com donativos para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul foi carregada em Guaraí na manhã desta quarta-feira, 15 de maio. A carga reúne donativos que estavam sendo armazenados em escolas e outros pontos de arrecadação espalhados pelo município. Grande parte destes itens estavam sendo concentrados no Colégio da Polícia Militar Dona Anaídes Brito Miranda.

 

Esta é a segunda carga que parte com doações arrecadadas em Guaraí. A primeira foi enviada ainda na semana passada e ainda existe a perspectiva de que outras cargas sejam enviadas nos próximos dias. Em todo o país entidades públicas e privadas estão reunindo esforços para este apoio humanitário, uma corrente de solidariedade que busca amenizar o sofrimento do povo gaúcho.

 

Principais necessidades

 

No momento, as principais necessidades dos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul incluem alimentos não perecíveis, leite em pó, ração para animais domésticos, água, fraldas, agasalhos e cobertores. Em Guaraí existem vários pontos de coleta mobilizados, incluindo escolas, o quartel do batalhão da Polícia Militar (PM) e a sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB).

 

Dimensões da tragédia

 

Segundo dados oficiais, mais de 70% dos 497 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados pelas chuvas que vem sendo registradas desde o fim de abril, inclusive a capital Porto Alegre. Até a manhã desta quinta-feira, 15 de maio, 149 mortes foram confirmadas e mais de 112 pessoas seguiam desaparecidas. 530 mil pessoas teriam sido desalojadas e 80 mil movidas para abrigos temporários.