A 1ª carreta com donativos para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul saiu de Guaraí na madrugada desta quinta-feira, 09 de maio. O veículo é da empresa Rodocerta Transportes e recolheu doações em Paragominas no Estado do Pará, de onde saiu, além de Araguaína e Colinas do Tocantins. A mesma transportadora vai enviar outras duas carretas para os afetados pelas chuvas.

 

Diversos pontos de arrecadação foram mobilizados em Guaraí desde o início desta semana, sendo que os principais estão concentrados em unidades escolares das redes pública estadual e privada de ensino. A expectativa é de que até a próxima semana possam ser enviados ainda mais donativos, um esforço humanitário que vem envolvendo pessoas em diferentes cidades brasileiras.

 

Principais necessidades

 

A necessidade mais urgente é de alimentos não perecíveis, incluindo leite em pó, além de produtos de limpeza e higiene pessoal, água mineral, calçados e roupas em bom estado de conservação, especialmente íntimas e agasalhos, fraldas infantis e geriátricas, toalhas, colchões, lençóis, cobertores e medicamentos. Outra necessidade é a de rações para animais domésticos.

 

Dimensões da tragédia

 

Segundo dados oficiais, mais de 70% dos 497 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados pelas chuvas acima da média registradas nos últimos dias, inclusive a capital Porto Alegre e cidades da região metropolitana. Até a manhã desta quinta-feira, 09 de maio, 107 mortes haviam sido confirmadas e mais de 130 pessoas ainda seguiam desaparecidas. Uma catástrofe inédita no Estado.

 

Doações via PIX

 

A conta bancária “SOS Rio Grande do Sul” foi reativada para receber doações. Ela é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais que atingiram o Estado em 2023. As contribuições podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas. A gestão e fiscalização das doações é de um Comitê Gestor, auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.

 

Conta “SOS Rio Grande do Sul”

Chave Pix CNPJ: 92.958.800/0001-38

Banco Banrisul