Mais um sinistro de trânsito foi registrado em Guaraí, o terceiro caso grave em menos de 24 horas. O fato ocorreu no cruzamento entre as avenidas Bahia e Tocantins (Setor Pestana), durante a manhã desta segunda-feira, 19 de maio. Segundo moradores, colisões no local são frequentes. Placas de sinalização indicam a preferência na Avenida Tocantins, mas são frequentemente ignoradas.

 

Duas pessoas ficaram feridas: um homem de 34 anos e uma adolescente de 15. Ambos estavam conscientes no momento do atendimento, mas com escoriações pelo corpo e queixas de dores. A adolescente reclamava de dor de cabeça e no joelho. O homem relatou dores no tórax e braço esquerdo. Socorridos pelos Bombeiros, eles foram levados para o Hospital Regional de Guaraí (HRGUA).

 

No dia anterior, dois sinistros graves já haviam sido registrados em Guaraí no período da tarde e noite, com uma vítima fatal. Um homem de 52 anos teve o pé amputado, enquanto uma mulher de 59 anos morreu. As ocorrências aconteceram na Avenida Rio Grande do Sul e na rodovia estadual TO-431. Outras quatro pessoas envolvidas ficaram feridas, porém sem maior gravidade.

 

 

Números de uma guerra

 

Em 2024, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), 7.310 sinistros de trânsito foram registrados no Tocantins, sendo que 70% deles envolveram pessoas do sexo masculino e 30% do sexo feminino. No total, 627 pessoas perderam a vida em ocorrências deste tipo durante o período, 117 a mais que as 510 mortes do ano anterior, um aumento de 18,6%.

 

“Sinistro” e não “acidente”

 

O termo “sinistro”, que vem sendo utilizado pelo Guaraí Notícias, é o mesmo descrito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais precisamente na Norma Brasileira (NBR) Nº 10697 de 2020, além de figurar no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele abrange todas as ocorrências geradoras de dano material, lesão ou morte no trânsito, substituindo a expressão “acidente”.