Dois sinistros de trânsito graves foram registrados em Guaraí neste domingo, 18 de maio. O 1º aconteceu à tarde, quando o condutor de uma moto, de 52 anos, teve o pé amputado após colidir com uma Toyota SW4 na Av. Rio Grande do Sul. Horas depois, um veículo de passeio com quatro ocupantes saiu da pista próximo ao perímetro urbano, resultando no óbito instantâneo de uma mulher de 59 anos.

 

Na ocorrência da tarde, condutor da moto, uma Honda Tornado, estava acompanhado do filho de 13 anos, quando foram atingidos pela SW4 conduzida por um homem de 72 anos. As vítimas foram socorridas pelos Bombeiros e o SAMU, sendo levados ao Hospital Regional de Guaraí (HRGUA). A Polícia Científica realizou perícia no local, enquanto a Polícia Militar (PM) isolou a área.

 

No segundo sinistro de trânsito, um carro de passeio com quatro ocupantes saiu da pista e caiu em uma ribanceira situada às margens da rodovia estadual TO-431, mais precisamente em uma curva próxima do local denominado “Faveiras Bar”. A mulher, companheira do condutor, morreu na hora. Os demais passageiros foram encaminhados até o Pronto Socorro do hospital público local.

 

Estado de saúde dos feridos

 

Pai e filho feridos na colisão registrada na Av. Rio Grande do Sul deram entrada no Pronto Socorro do HRGUA com ferimentos e escoriações pelo corpo. O pai apresentava maior gravidade devido a amputação do pé direito e acabou sendo transferido para Araguaína, após ser estabilizado. Os três ocupantes do veículo que saiu da pista na TO-431 apresentavam escoriações leves, sem gravidade.

 

Números de uma guerra

 

Em 2024, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), 7.310 sinistros de trânsito foram registrados no Tocantins, sendo que 70% deles envolveram pessoas do sexo masculino e 30% do sexo feminino. No total, 627 pessoas perderam a vida em ocorrências deste tipo durante o período, 117 a mais que as 510 mortes do ano anterior, um aumento de 18,6%.

 

“Sinistro” e não “acidente”

 

O termo “sinistro”, que vem sendo utilizado pelo Guaraí Notícias, é o mesmo descrito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais precisamente na Norma Brasileira (NBR) Nº 10697 de 2020, além de figurar no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele abrange todas as ocorrências geradoras de dano material, lesão ou morte no trânsito, substituindo a expressão “acidente”.