Um crime inusitado foi registrado em Guaraí nesta última terça-feira, 28 de janeiro. Trata-se do furto da bicicleta de uma Operadora de Caixa no Centro (Av. Bernardo Sayão). O ladrão subtraiu a condução, mas deixou uma mais antiga para trás. Neste mesmo dia, outro furto de ‘bike’ foi registrado no Setor Pestana.
Conforme relatado pela vítima, que optou por não ser identificada, o ladrão também abandonou uma sacolinha com latinhas vazias. A bicicleta levada, da marca Lotus, número de série 5811532367, era de cor preta, com detalhes nas cores rosa e azul. Ela tinha um cadeado de cor azul que estava preso ao guidom.
Imagem ilustrativa que reproduz a bicicleta furtada.
Sobre a outra ‘bike’ furtada
A outra ‘bike’ furtada também é de cor preta e estava com cadeado vermelho preso ao guidom. O furto, neste caso, foi registrado na Avenida Tocantins. Nas duas ocorrências, os proprietários, apesar de possuírem o item de segurança para prender o veículo em alguma estrutura fixa, acabaram não usando ele.
Dica importante de segurança
Jamais deixe de utilizar cadeados de alta segurança ou correntes reforçadas, prendendo o quadro e a roda a um local fixo. Estacione a ‘bike’ em locais movimentados e iluminados, preferencialmente com vigilância. Registre fotos e guarde o número de série para facilitar a recuperação em caso de subtração.
Diferenças entre furto e o roubo
O crime de furto é descrito como subtração do patrimônio, sem que haja a prática de violência ou ameaça, sendo passível de prisão, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Já no roubo, existe emprego de violência ou ameaça e as penas são de quatro a 10 anos de prisão, mais multa.