Por volta do meio-dia desta terça-feira, 28 de janeiro, uma bicicleta preta, com um cadeado vermelho preso ao guidom e suporte para garrafinha na cor prata fixada no quadro foi furtada na Av. Tocantins em Guaraí, próximo do Comercial Resistência. O autor foi identificado, mas o paradeiro do veículo segue incerto.
A ‘bike’ é a condução de pelo menos três pessoas de uma mesma família, sendo utilizada para diversas finalidades, incluindo deslocamentos até o trabalho. Infelizmente a condução foi deixada em frente à casa dos responsáveis sem a fixação do cadeado, já que ninguém imaginava que ela pudesse ser furtada.
Fontes polícias ouvidas de maneira reservada indicam que o autor seria usuário de drogas e repassou o veículo para terceiros com a finalidade de conseguir dinheiro para comprar entorpecentes. Ainda nesta terça-feira, outro furto de bicicleta teria sido registrado no Centro da cidade, próximo a Lojas Deny.
Registro de câmera de segurança que flagrou momento do furto.
Foto familiar que mostra como é a bicicleta subtraída.
Dica importante de segurança
Jamais deixe de utilizar cadeados de alta segurança ou correntes reforçadas, prendendo o quadro e a roda a um local fixo. Estacione a ‘bike’ em locais movimentados e iluminados, preferencialmente com vigilância. Registre fotos e guarde o número de série para facilitar a recuperação em caso de subtração.
Diferenças entre furto e o roubo
O crime de furto é descrito como subtração do patrimônio, sem que haja a prática de violência ou ameaça, sendo passível de prisão, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Já no roubo, existe emprego de violência ou ameaça e as penas são de quatro a 10 anos de prisão, mais multa.