Foi publicado no fim da tarde desta quinta-feira (23/04), uma portaria editada pela Prefeitura de Guaraí, que regulamenta a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas até 22/05. O documento também abrange demais instituições com sede no município e foi editado na semana em que se encerram as férias das redes municipal e estadual, antecipadas em 25/03.

 

Ao contrário da Prefeitura de Guaraí, o Governo do Estado emitiu um decreto na última segunda-feira (20/04), suspendendo as aulas presenciais da rede estadual até o dia 30/04. Em ambos os casos, a decisão de ampliar a suspensão por mais ou menos tempo foi tomada com o aval de comitês criados especificamente para avaliar os impactos do novo coronavírus (Covid-19).

 

O Tocantins foi um dos primeiros estados brasileiros a suspender as aulas presenciais em todas as instituições de ensino com sede no Estado, ainda no dia 16/03. Na época, o Estado não tinha casos confirmado da Covid-19 e o Brasil possuía apenas 176 pessoas infectadas. Hoje o Tocantins tem 43 casos confirmados, além de 2 óbitos e o Brasil quase 50 mil casos, com 3,3 mil mortes.

 

Ainda é difícil prever como as aulas perdidas nos últimos meses serão repostas quando forem retomadas. Algumas instituições privadas, com a devida autorização do Ministério da Educação (MEC), vêm mantendo um calendário de atividades pela internet, mas muitos estudantes reclamam que o modelo, por se tratar de algo emergencial, não é produtivo no aspecto da aprendizagem.

 

Obs.: A portaria pode ser alterada, caso haja uma nova avaliação da situação.