Profissionais que atuam nas escolas das redes municipal e estadual de ensino de Guaraí terão suas férias antecipadas a partir desta quarta-feira (25/03). A decisão tem o objetivo de minimizar os prejuízos decorrentes da suspensão das aulas, adotada como estratégia de contenção do novo coronavírus (Covid-19).

 

Normalmente as férias dos trabalhadores em educação das duas redes públicas ocorrem entre 1º e 30 de julho de cada ano, porém houve a necessidade de interromper de maneira abrupta o calendário escolar. Além das escolas públicas, muitas instituições privadas de ensino também estão adotando tal medida.

 

Em nota pública, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (SINTET) afirma que não há nenhuma necessidade nesse momento de antecipar férias, muito pelo contrário, o governo deveria se preocupar com a saúde mental dos trabalhadores confinados em casa, já que o calendário pode ser revisto.

 

Vale ressaltar que ao antecipar férias, os governos e empresas comprometem parte de suas receitas com o pagamento antecipado de 1/3 dos vencimentos destes profissionais, o que é garantido constitucionalmente. Para o SINTET, este recurso poderia ser aplicado com outras prioridades mais urgentes no momento.