Guaraí acompanha a tendência de crescimento do Tocantins, que abriu 17.669 pequenos negócios no 1º semestre de 2025, segundo o Sebrae Nacional, com base na Receita Federal. O avanço reflete o fortalecimento do empreendedorismo na cidade, puxado principalmente pela formalização de Microempreendedores Individuais (MEI’s), que somaram 77,3% das aberturas.

 

Em nível estadual, esta movimentação tem impulsionado a economia e se mostra como alternativa real de geração de renda, sobretudo nos setores de serviços, comércio e construção civil, os mais procurados por quem decide empreender. Atividades nas áreas de educação e saúde também têm se destacado, ampliando o leque de oportunidades e diversificando a economia.

 

Ainda conforme estes mesmos dados, o Brasil registrou a abertura de 2,6 milhões de novos pequenos negócios, um crescimento de 24,5% em relação ao mesmo semestre do ano anterior. Além das MEI´s, que representam quase 80% dos novos negócios formalizados, a formalização de Microempresas (ME´s) e Empresas de Pequeno Porte (EPP´s), cresceu 18,6% e 4,1%, respectivamente.

 

Os setores mais buscados no Tocantins — e em Guaraí — incluem comércio de roupas, salões de beleza, entrega de alimentos via delivery e transporte de cargas. Com esse cenário positivo, a expectativa é que o segundo semestre de 2025 mantenha o ritmo de crescimento e consolide Guaraí como um polo emergente de pequenos empreendimentos na região centro-norte do Tocantins.