O governo da Rússia anunciou neste último domingo (12/07), a conclusão da primeira de três fases dos testes em humanos com uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). Os resultados mostram que ela é eficiente contra o vírus e, caso continue assim, poderá ter sua produção autorizada partir de setembro.

 

Por meio de comunicado divulgado junto à imprensa, o Ministério da Defesa russo afirma que 38 voluntários envolvidos na primeira fase dos testes tiveram resposta imunológica com a vacina. As próximas duas rodadas dos testes estão previstas para acontecerem a partir do dia 28 de julho e entre 14 e 15 de agosto.

 

Não foram publicados estudos ou artigos científicos sobre o atual status da pesquisa. Ainda conforme o governo russo, os testes em humanos com a vacina começaram a ser feitos no dia 18 de junho. Todos os participantes ficaram em isolamento desde que receberam a vacina. Eles foram contratados pelo governo.

 

Em todo o mundo existem várias pesquisas buscando alternativas para o controle da pandemia Covid-19 por meio de vacinas. Dois estudos, que também já estão sendo testados em humanos, ocorrem no Brasil, um em parceria com a Universidade de Oxford e outro com o laboratório chinês Sinovac Biotech.