Começa nesta segunda-feira (13/07), a fase de cadastro para 9 mil voluntários brasileiros dispostos a testarem uma das opções de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. O cadastro será feito pelo Instituto Butantan de São Paulo, parceiro da pesquisa.

 

Todos os voluntários precisam estar atuando na linha de frente da pandemia, mas não podem ter contraído a Covid-19. Além disso, os interessados não devem participar de outros estudos e, no caso de mulheres, não podem estar grávidas e nem planejarem uma gravidez durante os próximos três meses.

 

12 centros de pesquisas nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná vão colaborar com a fase de testes da vacina, considerada uma das mais promissoras em estudo. Caso os testes apresentem resultados positivos, ela poderá ser produzida ainda em 2020.

 

Vacina de Oxford

 

Em uma fase um pouco mais adiantada do que o estudo chinês, voluntários brasileiros também estão testando uma vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Neste caso, a pesquisa é desenvolvida em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), órgão ligado ao Ministério da Saúde.