Uma ninhada de gatinhos, com aproximadamente 25 dias de vida, deixados no portão da Casa do Vira-latas em Guaraí, teve um fim trágico, devido a irresponsabilidade de alguém que não observou uma questão fundamental, já que a maior parte dos filhotes, ao adentrarem o abrigo de animais, mantido por uma associação de voluntários, acabaram sendo mortos pelos cães adultos.

 

O fato teria sido registrado nesta última segunda-feira (28/11). A responsável pela associação voluntária, Claudia Helena Benício, informou que os gatinhos acabaram sendo dilacerados pelos cães. Dois deles, apesar de sobreviverem, ficaram bastante mutilados. “Deixaram os gatinhos dentro de um balde. Eles entraram por baixo do portão e os cães atacaram, quase todos morreram”, disse.

 

A responsável pelo abrigo afirma não saber quem deixou os gatinhos no portão e ressalta que a Casa do Vira-lata de Guaraí não recebe animais, apenas cuida dos já abrigados, mais de 60 no total (entre cães e gatos). Vale destacar que este não é o primeiro caso de filhotes mortos após serem abandonados no portão do local. Em julho passado, uma ninhada de cães também teve um fim parecido.

 

Claudia também explicou que, assim como ocorrido em julho passado, registrou Boletim de Ocorrência (B. O.) na Polícia Civil de Guaraí, lembrando que o abandono de animais é considerado crime, previsto pela Lei Federal Nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Se os autores forem identificados, podem ser presos e cumprir penas que variam de 2 a 5 anos de reclusão + multa.

 

Apoie a Casa do Vira-lata

 

Por ser uma entidade mantida por voluntários, a Casa do Vira-latas precisa de doações. Aqueles que desejam ajudar, devem procurar a cuidadora responsável através do Celular/WhatsApp (63) 9 9988-7944. Contribuições financeiras podem ser repassadas diretamente para o PIX/CNPJ 46.312.023/0001-32. Se preferir, siga também a página da entidade no Instagram - @viralata.guarai.