A Unidade Penal de Guaraí vem executando desde o último dia 20 de outubro, a construção de um novo alojamento para policiais penais. A obra conta com investimento de R$ 85 mil viabilizado por meio do Poder Judiciário local, lembrando que a construção ocorre com uso de mão de obra carcerária e apoio de empresários e estudantes de engenharia civil de uma universidade privada.

 

Além de contribuir diretamente para a construção de uma estrutura de interesse coletivo, os internos têm a oportunidade de desenvolver responsabilidade, disciplina e experiência prática, aspectos importantes no processo de ressocialização e preparação para o retorno ao convívio em sociedade. A ideia é que pelo menos as paredes e a cobertura fiquem prontas ainda neste ano.

 

“É possível conciliar a valorização dos servidores com ações concretas de ressocialização. Este apoio financeiro do Poder Judiciário, o aval do Ministério Público Estadual e o suporte de empresários, além dos estudantes que doam seu serviço, tem sido fundamental para que possamos fazer a obra tão sonhada”, destaca policial penal Adriano Almeida, atual diretor da Unidade Penal de Guaraí.

 

Foto: Marcelo Gris/Guaraí Notícias

Construção está sendo bancada com recursos do Poder Judiciário local.

 

Muitas obras nos últimos anos

 

Nos últimos anos muitos investimentos foram promovidos na Unidade Penal de Guaraí com apoio do Poder Judiciário e de outros parceiros, incluindo a construção de uma ala intramuros, voltada para apenados com bom comportamento e que optam por trabalhar no cumprimento da pena, oficina cozinha industrial, sala de atendimento médico, fábrica de tijolos, entre outros.