Foi encerrada no último dia 18 de agosto a consulta pública eletrônica que buscava contribuições para o futuro edital de concessão de um novo terminal para embarque de grãos no município de Guaraí, às margens da Ferrovia Norte-Sul. A previsão é de que os investimentos na área ultrapassem os R$ 34 milhões, levando em conta apenas a construção da estrutura básica.

 

A nova área do terminal está situada às margens da rodovia BR-235, próximo da divisa com o município de Tupirama. No local já está em operação um terminal para embarque de combustíveis (Bunge) e deve ser construído ainda um terminal para embarque de minérios, concedido por um prazo de 15 anos para a empresa MB Minerações, com sede estabelecia no município de Goianorte (TO).

 

 

Conforme especificam os estudos técnicos do novo terminal, quando ele for concluído, isso após sua concessão para a iniciativa privada, o empreendimento terá a capacidade mínima de armazenar 8.650 toneladas de grãos e realizar serviços de armazenagem e transbordo, lembrando que antes do edital ser lançado, ele será submetido à análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Segundo a empresa pública Infra SA (antiga Valec), que é ligada ao Governo Federal e será responsável pela condução de todo o processo de concessão, o lance mínimo para empresas ou fundos interessados em explorar o novo terminal de grãos em Guaraí, que possui área total de 53 mil metros quadrados, é de R$ 100 mil. O prazo de concessão será de 30 anos, prorrogável por até 5 anos.

 

 

Nome Guaraí, mas é Tupirama

 

Apesar de todos os documentos oficiais da Infra SA indicarem que a área onde o futuro terminal de grãos será instalado pertence a Guaraí, oficialmente esta não é a realidade, já que o território integra os limites de Tupirama. A mesma análise vale para o terminal de combustíveis, que se encontra em funcionamento e para o terminal de minérios, concedido à iniciativa privada no ano passado.

 

A Ferrovia Norte-Sul

 

Projetada ainda na década de 1980 para interligar as malhas ferroviárias nos extremos do país, a Ferrovia Norte-Sul possui 4,1 mil quilômetros de extensão e passa pelos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Trata-se de uma das maiores ferrovias do Brasil, levando-se em conta a extensão.