A empresa MSB Minerações, com sede em Goianorte (TO), arrematou o direito de explorar, por até 15 anos, o futuro pátio intermodal da Ferrovia Norte-Sul de Guaraí, situado no limite com o município de Tupirama, às margens da rodovia Federal BR-235. O terreno possui uma área total de 82,3 mil metros quadrados.

 

O certame foi realizado no último dia 05/11 pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, mas a homologação deve ocorrer só em dezembro. Vale destacar que a MSB também adquiriu, em abril deste ano, os direitos de exploração de minérios em uma extensa área situada na região (40 mil hectares).

 

Além de atuar com a movimentação de minérios, a empresa vencedora da licitação também poderá explorar o transporte de graneis sólidos. Atualmente, grandes empresas nacionais e multinacionais já utilizam a ferrovia para escoar suas cargas, por meio de diversos terminais concedidos em áreas públicas.

 

 

Veja aqui a ata de resultados do certame.

 

A Ferrovia Norte-Sul

 

Projetada ainda na década de 1980 para interligar as malhas ferroviárias nos extremos do país, a Ferrovia Norte-Sul possui 4,1 mil quilômetros de extensão e passa pelos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.