Um vídeo gravado na noite deste último domingo, 15 de fevereiro, por volta das 20h, mostra um veículo de passeio realizando manobras perigosas na rodovia estadual TO-431, Sentido “Beira do Rio”, próximo do perímetro urbano de Guaraí. As imagens foram registradas por um motorista que seguia logo atrás e decidiu documentar a situação, temendo que pudesse gerar acidente grave.

 

Segundo informações do autor do registro, o condutor aparentava estar sob efeito de bebidas alcoólicas, trafegando em ‘ziguezague’ e entrando diversas vezes na contramão. Em determinado momento, por pouco não saiu da pista e entrou no matagal. Ele também quase colidiu com outro veículo que trafegava no sentido oposto da via, colocando em risco quem passava pelo trecho.

 

A testemunha afirmou que preferiu não ultrapassar devido ao receio de se envolver na ocorrência, mas decidiu acompanhar o veículo até a Avenida Fortaleza. Já no perímetro urbano, o motorista ainda subiu repetidamente no canteiro central da via. A Polícia Militar (PM) foi acionada por meio do 190, porém a ligação teria caído em Palmas, impossibilitando atendimento imediato.

 

 

Possíveis crimes praticados

 

A conduta do condutor pode caracterizar embriaguez ao volante (artigo 306) e direção perigosa com perigo de dano (artigos 309 e 311), sendo ambos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além da exposição da vida de terceiros a risco direto (artigo 132), fixado pelo Código Penal Brasileiro (CPB). Infelizmente a falta de flagrante policial impende a adoção das medidas cabíveis ao caso.