Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), divulgada nesta segunda-feira (29/05), apresenta o nome da ex-prefeita de Guaraí, Lires Ferneda (PSD), como a nova nomeada do Governo Federal para assumir a superintendência estadual do Ministério da Agricultura e Pecuária no Tocantins.
A ex-prefeita, que comandou Guaraí entre 2017 e 2020, sempre cotada para as eleições do próximo ano, apesar de ainda não ter declarado sua pré-candidatura, concorreu ao cargo de vice-governadora do Tocantins no ano passado, na chapa encabeçada pelo Senador Irajá Abreu (PSD), que a indicou para o cargo Federal.
Lires é natural de Passo Fundo (RS), casada com o também ex-prefeito Genésio Ferneda. Ambos moram há mais de 30 anos em Guaraí. Além de prefeita municipal, a ex-gestora, que é professora de formação, já ocupou cargos de direção na área da educação e foi secretária Municipal de Assistência Social.
Sobre as superintendências
As superintendências federais são unidades descentralizadas, responsáveis por executar atividades e ações do Ministério da Agricultura e Pecuária do Governo Federal, incluindo o apoio a produção, comercialização agropecuária, infraestrutura rural, bem como ao cooperativismo e ao associativismo rural.