A empresa Ecolur, que desde 2017 presta serviços de limpeza pública em Guaraí, venceu a licitação e deve continuar realizando serviços de coleta de lixo domiciliar e de varrição no município. A proposta, no valor de R$ 4.354.456,35, por 12 meses de contrato, acabou sendo R$ 1.216.500,7 mais barata do que o edital previa, lembrando que outras duas empresas concorriam neste certame.
A ata que aponta o resultado da concorrência pública, aberta em dezembro do ano passado, teve sua publicação oficializada na noite desta última terça-feira, 21 de maio, horas depois da realização do julgamento das propostas. Além da Ecolur, declarada vencedora, também participavam do processo as empresas Ambientallix Serviços de Palmas e a Urban Tecnologia e Inovação de Goiânia.
Após a fase de recursos, aberta com a publicação da ata de julgamento da concorrência pública, a Ecolur será convocada para a assinatura do novo contrato para formalização do acordo, caso não sejam identificadas irregularidades ou outras questões administrativas alusivas ao processo. A expectativa é de que o processo seja finalizado em um prazo de até 30 dias.
Seis aditivos acumulados
Vale destacar que o atual contrato com a Ecolur havia sido prorrogado seis vezes desde que foi firmado, situação que motivou abertura de investigação por parte do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE/TO). O órgão fiscalizador apura indícios de irregularidades. O caso chegou a ser arquivado na Promotoria local, mas foi reaberto por decisão do Conselho Superior da entidade.