Em 2022 o Guaraí Notícias contou a história de Eleneide Lima Martins Cruz, residente da região central de Guaraí, que cultiva um pé de mandioca gigante. Nesta sexta-feira, 12 de janeiro, a moradora colheu uma raiz da planta com mais de quatro metros de comprimento, lembrando que isso representa 30% do que ainda está debaixo da terra, ou seja, o pé segue crescendo e ainda produzindo.
A moradora conta que só não retiraram mais raízes pois não tinham como guardar tanta mandioca no freezer da residência, lembrando que o terreno onde o tubérculo (caule subterrâneo de vegetais) foi plantado não recebeu nenhum tipo de adubo ou tratamento especial. O inusitado crescimento intriga até especialistas no assunto, que se impressionam com o tamanho da planta.
Questionada, Dona Eleneide conta que as ramas do pé de mandioca gigante foram recebidas de um produtor da região, mas ela não sabia que poderiam crescer tanto. O terreno onde as ramas foram plantadas em 2021 fica nos fundos do quintal da residência. O espaço possui cerca de 100 metros quadrados e o solo aparenta ser mais argiloso do que os habituais terrenos arenosos da região.
Sobre a mandioca
Também chamada de macaxeira ou aipim, dependendo da região, a mandioca é uma planta nativa da América do Sul, no entanto se espalhou por vários países do planeta. É considerada a terceira maior fonte de carboidratos entre as plantas, perdendo apenas para o arroz e o milho. A raiz possui ampla variedade genética e dela é possível extrair uma enorme diversidade de produtos, incluindo farinhas.