Um pé de mandioca gigante vem chamando a atenção de pessoas que frequentam a casa da senhora Eleneide Lima Martins Cruz, de 49 anos, moradora do Centro de Guaraí. Cultivada há cerca de 1 ano e meio, a planta ocupa uma área de aproximadamente 100m², situada nos fundos do terreno.

 

Eleneide conta que ganhou a rama utilizada para gerar a mega mandioca de um produtor da região, mas não imaginava que pudesse crescer tanto. O espaço onde ela se desenvolveu virou um local de descanso, devido à sombra gerada pelas ramas da planta, que só não cresce mais pelo fato de ser podada às vezes.

 

 

Vale destacar que o terreno onde a mandioca foi plantada não recebeu nenhum tipo de adubo ou tratamento. Apesar disso, o solo aparenta ser mais argiloso, o que provavelmente contribui para reter a absorção da água. De qualquer forma, o crescimento anormal é difícil de ser explicado sem um estudo aprofundado.

 

Ouvido pelo Guaraí Notícias, o engenheiro agrônomo Éder Terra, que trabalha no Ruraltins, reconheceu que a planta possui tamanho fora do comum, porém isso pode acontecer com algumas espécies. “É interessante estudarmos melhor a planta para saber se é uma questão genética ou de ambiente”, explicou ele.