Os desportistas guaraienses aguardam ansiosamente a reinauguração do Ginásio Poliesportivo Dr. Pedro Zanina. A praça esportiva encontra-se em obras desde 2023 e a promessa é de que a revitalização do espaço físico possa ser finalmente entregue à sociedade nos próximos dias, lembrando que os serviços ocorrem em duas etapas, uma sob responsabilidade da Prefeitura local, já finalizada e outra do Governo do Estado, onde o cronograma está atrasado.

 

O principal motivo do atraso é o piso da quadra, que apesar de ter sido reformado completamente, apresentou falhas. A empresa responsável pela instalação inclusive já foi notificada e a informação recente é de que ela realizará os reparos necessários nos próximos 15 dias. Cabe ressaltar que as duas etapas de obras, realizadas pelo município e governo estadual somam juntas investimentos de quase R$ 600 mil, incluindo reparos hidráulicos, elétricos, além de estruturais.

 

 

A gestão é do Estado

 

Construído há quase 30 anos, o Ginásio Poliesportivo Dr. Pedro Zanina, que homenageia um importante médico pioneiro no município, passou a ser administrado pela Prefeitura de Guaraí a partir do ano de 2019, após assinatura de um acordo de cooperação técnica, documento que possuía validade de 12 meses (1 ano) e chegou a ser prorrogado por igual período. Após o encerramento desta parceria, a gestão retornou para a responsabilidade do Governo Estadual.

 

Abandono antes da obra

 

Desde 2012, quando o Guaraí Notícias foi criado, o local passou a ser alvo constante de reportagens denunciando o abandono da infraestrutura, ou seja, o abandono era evidente e incômodo. Entre os problemas mais recorrentes estavam os banheiros sem manutenção, iluminação ineficiente, infiltrações, goteiras e o avançado desgaste do piso da quadra, que comprometia a prática esportiva e prejudicava a realização de eventos e competições do espaço.