Os 8 clubes que disputam a 1ª Divisão do Tocantins, incluindo o Sport Club Guaraí (Lobão), formalizaram um documento conjunto com a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), solicitando R$ 360 mil em recursos para cada agremiação. A proposta é que os valores sejam liberados em até duas parcelas entre fevereiro e março, mas a competição começa já no dia 17 de janeiro.

 

No documento, FTF e dirigentes reforçam a importância do futebol profissional para o desenvolvimento social e econômico do Tocantins, destacando que a competição profissional movimenta diversos setores da economia, como hotelaria, alimentação, transporte, comércio e serviços, gerando empregos diretos e indiretos, promovendo ainda a inclusão social por meio do esporte.

 

Durante a reunião, conduzida pelo presidente da FTF, Leomar Quintanilha e o Superintendente da entidade, José Wilson Soares, os dirigentes dos clubes presentes fizeram questão de agradecer e destacar o apoio concedido pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao futebol tocantinense nos últimos anos, especialmente no fortalecimento e suporte aos clubes do Estado.

 

Solicitação de apoio extra

 

Além dos valores para a elite estadual, o documento também menciona a necessidade de um recurso extra de R$ 200 mil para Araguaína Futebol e Regatas, Tocantinópolis Esporte Clube e Capital Futebol Clube, visando apoiar quem vai representar o Estado nas competições reginais e nacionais previstas para o ano de 2026, incluindo o Brasileirão da Série D e a Copa do Brasil.