Representantes da Câmara Municipal de Guaraí, incluindo o presidente, Gleidson Bueno (União Brasil), se reuniram com equipes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) na manhã desta terça-feira, 16 de janeiro. A instituição pública deve ser confirmada como a banca do próximo concurso da Casa Leis, lembrando que o edital está previsto para ser lançado em breve.
O certame foi autorizado por resolução aprovada em dezembro de 2023. Em 2020, a Casa de Leis chegou a abrir inscrições para um concurso com 15 vagas. A seleção tinha como banca justamente a Unitins, porém, por determinação do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), a seleção acabou sendo suspensa e, posteriormente, encerrada, sem que houvesse a realização das suas provas.
Conforme prevê a resolução aprovada no fim do ano passado, o próximo concurso público poderá ter até 13 vagas diretas, fora o cadastro de reserva. É importante ressaltar que o último certame na Casa de Leis aconteceu há 24 anos. Atualmente, apenas quatro dos mais de 20 servidores do parlamento ingressaram em suas respectivas funções por meio de concurso público.
E o concurso da prefeitura?
Outro concurso aguardado é o da Prefeitura de Guaraí. Neste caso, a banca ainda não foi anunciada, muito menos tratativas para tal. A comissão indicada para realizar levantamentos sobre as vagas disponíveis encerrou suas atividades no mês de novembro passado, mas o relatório entregue para a gestão comandada pela prefeita Fátima Coelho (União Brasil) jamais foi divulgado.