O 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), “Batalhão Guará”, registrou prisões e uma apreensão de veículo (moto) no município entre a noite do último sábado e este domingo (24 e 25 de maio). Elas ocorreram após o reforço da atuação ostensiva na região e horas após a morte violenta de um adolescente de 16 anos, crime que supostamente pode estar ligado a um conflito entre grupos facionados.
No sábado, por volta das 23h, uma motocicleta com sinais identificadores adulterados, sem placa e sem lacre, teria sido localizada por uma das guarnições de plantão. Segundo informado, existe uma suspeita de que o veículo seja produto de roubo/furto e poderia estar sendo utilizado para práticas criminosas em Guaraí e região. A motocicleta estava sob a posse de dois adolescentes.
Por volta das 15h30, já neste domingo, durante patrulhamento na rodovia TO-336, entre Guaraí e Colméia, um homem de 29 anos foi detido conduzindo uma moto. Ele teria sido reconhecido por envolvimento com o tráfico e ainda tentou se livrar de 33 pedras de crack. A droga foi localizada. O suspeito alegou ter buscado o entorpecente em Guaraí para consumir/revender em Colméia.
Ainda neste domingo, por volta das 18h, um homem de 23 anos e um adolescente de 17 foram detidos em um bar da Avenida Fortaleza. De acordo com a PM, ambos teriam ligação com o crime organizado. No banheiro do bar, uma pistola Beretta 92, calibre 9 milímetros, com numeração raspada e 14 munições intactas foi localizada. O homem de 23 assumiu a posse da pistola.
Embora ainda não haja confirmação oficial de vínculo direto entre essas ações e o homicídio, o cenário indica o possível desdobramento de uma disputa territorial entre facções. Trata-se de um contexto em que o crime violento não costuma ser encarado como um episódio isolado, mas parte de uma rede de criminalidade que precisa ser enfrentada com inteligência e ação integrada.