Por meio de nota oficial o comando-geral da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) garantiu que vai reforçar o policiamento ostensivo em Guaraí nos próximos dias. A iniciativa é uma resposta aos acontecimentos recentes que sugerem uma possível guerra entre faccionados, resultado em vários disparos de arma de fogo registrados nos últimos 30 dias e na morte de um adolescente de 16 anos.

 

No texto, a PM/TO confirma ter chegado ao seu conhecimento postagens repercutidas pelas redes sociais contendo “supostas ameaças e incitações à violência entre grupos criminosos, com referências à cidade de Guaraí e outras localidades”. A corporação ressalta que suas agências de inteligência, em colaboração com outras forças de segurança, estão monitorando a situação.

 

A PM/TO garante ainda estar “vigilante e preparada” para atuar com o rigor contra qualquer tentativa de perturbação da ordem pública ou ato que ameace a segurança pública. Operações preventivas e de saturação estão sendo implementadas para garantir a tranquilidade e a proteção e pede que a população não compartilhe informações falsas e colabore com as investigações.

 

Contexto dos acontecimentos

 

Até o momento, além da execução registrada neste sábado, outras quatro ocorrências envolvendo disparos de arma de fogo foram confirmadas em Guaraí nos últimos 30 dias. Em todas elas, os alvos não procuraram a Polícia Civil e a PM teria sido acionada por terceiros. Houve ainda um registro no dia 23 de maio, porém este, não teria relação com faccionados, mas a uma cobrança de dívida.

 

Confira a íntegra da nota à imprensa

 

A Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) informa que, na tarde deste sábado, 24 de maio, por volta das 15h30, equipes do 7º Batalhão em Guaraí foram acionadas para atender a uma ocorrência de homicídio no setor Universitário. No local, foi constatado o óbito de um adolescente (masculino, 16 anos), vítima de disparos de arma de fogo. Todas as providências iniciais foram tomadas, incluindo o isolamento do local para os trabalhos da perícia técnica e o acionamento da Polícia Civil, que conduzirá as investigações para elucidar o crime e identificar os autores.

 

Paralelamente, a PM/TO tomou conhecimento de postagens realizadas em redes sociais contendo supostas ameaças e incitações à violência entre grupos criminosos, com referências à cidade de Guaraí e outras localidades. A Corporação, por meio de suas agências de inteligência e em colaboração com outras forças de segurança, está monitorando ativamente a situação e apurando a veracidade e o alcance de tais manifestações.

 

Diante destes fatos, a PM/TO reforçou o policiamento ostensivo e preventivo na cidade de Guaraí e em áreas consideradas sensíveis e está vigilante, além de preparada para atuar com o rigor necessário contra qualquer tentativa de perturbação da ordem pública ou ato que ameace a segurança da população. Operações preventivas e de saturação estão sendo implementadas para garantir a tranquilidade e a proteção dos cidadãos.

 

A PM/TO reitera seu compromisso com a proteção da sociedade e a manutenção da paz social. Solicitamos à população que evite compartilhar informações não verificadas que possam gerar alarme desnecessário e colaborem com as autoridades, reportando qualquer atividade suspeita ou informação relevante através do número de emergência 190.