Educadores da rede municipal de ensino de Guaraí, reunidos em assembleia geral na tarde desta sexta-feira (15/02), realizada na sede da Câmara de Vereadores, decidiram aprovar o início da “operação tartaruga” em todas as escolas da rede. Com a decisão, os alunos serão liberados uma hora mais cedo em cada um dos turnos (matutino e vespertino), a partir do próximo dia 25/02.

 

A categoria, que se encontra em estado de greve desde o fim de janeiro, pede que o piso salarial e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), instituído em 2016, sejam cumpridos conforme determinam as legislações específicas. Além disso, reivindicam também o pagamento de retroativos da data-base (correção anual de salário), que não teriam sido pagos em 2017.

 

Foto: Guaraí Notícias

 

"Operação tartaruga" será iniciada no próximo dia 25/02; decisão foi anunciada durante assembleia geral da categoria.

 

No último dia 24/01 houve uma tentativa de acordo entre representantes dos educadores e da Prefeitura de Guaraí, mas a reunião terminou sem uma solução para o impasse. Na oportunidade, o município inclusive contestou alguns dos direitos defendidos pela classe, argumentando que não teria condições de oferece-los, sem que isso pudesse causar desequilíbrio na folha de pagamento.

 

“Nos solicitamos uma contraproposta e continuamos abertos para o diálogo, mas até o momento não obtivemos resposta. Deliberamos para o início da operação tartaruga dia 25/02 e vamos continuar realizando atos de protesto. Se não tiver outro caminho, a greve será deflagrada”, destaca Iolanda Bastos, presidente do sindicato (SINTET) que representa os trabalhadores em educação de Guaraí.