Um veículo de passeio com 118 débitos, incluindo 109 multas, 107 delas por excesso de velocidade, acabou sendo removido durante operação promovida por agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) em Guaraí. A ação, denominada “Paz & Sossego”, ocorreu simultaneamente em Porto Nacional, com mais de 1.200 veículos abordados entre 10 e 13 de abril.
A abordagem de Guaraí foi efetivada na Avenida Fortaleza (Centro) e, por conta da enorme quantidade de débitos, houve a necessidade de guinchar o veículo. Destaca-se que remoções do tipo ocorrem com certa frequência no município. No mês de fevereiro deste ano, por exemplo, outra ação promovida por agentes do Detran/TO flagrou um automóvel com 47 débitos, 36 relacionados a multas.
O Detran/TO ressaltou inclusive que o excesso de velocidade é um dos grandes responsáveis por sinistros de trânsito nas vias tocantinenses. Conforme levantamento do próprio órgão público, esta tem sido a infração mais comum entre os condutores flagrados no Estado. No ano passado foram 120.792 mil infrações por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%.
Destino do veículo
Quando um veículo é removido com excesso de multas e débitos, ele é guinchado. O proprietário deve quitar todas as pendências. Caso não regularize a situação em até 90 dias, o veículo pode ser leiloado. O valor arrecadado cobre as dívidas e, se faltar, o restante pode ser cobrado do dono. Além disso, a habilitação do condutor pode ser suspensa em casos de infrações recorrentes.