Uma acompanhante de paciente que aguardava atendimento no Hospital Regional de Guaraí (HRG), procurou o Guaraí Notícias neste sábado (28/12), alegando dificuldade para conseguir transferência para outra unidade em função da falta de ambulâncias. A situação é recorrente no hospital, que realiza cerca de 180 atendimentos/dia e é a principal referência em urgência e emergência da região.

 

A acompanhante afirma que o hospital possui apenas uma ambulância pequena funcionando e que depende de ambulâncias empresatadas para conseguir atender a demanda. “Um hospital deste tamanho tem só uma ambulância pequena funcionando, mas o estado de conservação dela não é dos melhores. Isso é uma vergonha”, relatou a pessoa que não terá seu nome revelado nesta matéria.

 

Em julho passado, também após uma denúncia, que na época partiu dos próprios servidores que trabalham na unidade, o Guaraí Notícias flagrou ambulâncias paradas no pátio da unidade por falta de manutenção, uma delas praticamente nova. Na época, logo após a publicação da reportagem, os veículos passaram por manutenção e voltaram a funcionar, um deles no mesmo dia.

 

Procurada, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/TO), responsável por manter o HRG, confirmou, por meio de nota, que a unidade de fato possui apenas duas ambulâncias próprias, sendo que uma delas encontra-se em manutenção. A nota informa ainda que no 1º quadrimestre de 2020, graças ao empenho de parlamentares tocantinenses, o hospital receberá uma nova ambulância.

 

Mesmo que tenha três ambulâncias, é bem possível que o HRG continue enfrentando dificuldades para transferir pacientes, especialmente em épocas onde houver grande demanda. Sobre este ponto, a SES/TO esclarece que conta com o apoio das secretarias municipais de saúde, para que estas possam emprestar seus veículos quando os mesmos não estiverem sendo utilizados.

 

 

Obs.: A autora da denúncia informou que seu familiar foi transferido, depois de muita demora e com a ajuda de uma ambulância emprestada.