Na tarde deste domingo, 10 de agosto, data em que se celebrou o “Dia dos Pais”, moradores de Guaraí foram presenteados com a formação de um arco-íris duplo. O fenômeno surgiu após nova pancada de chuva, a 2ª ao longo dos últimos 11 dias. O volume, apesar de ainda ser baixo para espantar a sequidão típica desta época do ano, amenizou o calor. A chuva também caiu em municípios vizinhos.

 

O arco-íris duplo é resultado da refração e reflexão da luz solar nas gotas de água suspensas no ar. No arco primário, ocorre apenas uma reflexão interna, porém no secundário, são duas. Por conta disso a ordem das cores também se inverte e a intensidade luminosa e menor. Entre ambos, forma-se ainda o que se chama de “faixa de Alexandre”, região mais escura perceptível do fenômeno.

 

Na tradição popular, a aparição de um arco-íris duplo costuma ser associada a bons presságios, prosperidade e renovação na vida. Para alguns, simboliza harmonia e equilíbrio. Em Guaraí, a cena foi amplamente registrada e compartilhada por meio das redes sociais, ganhando relevância especial por ter ocorrido em uma data comemorativa, período que reuniu ainda muitas famílias.

 

Também aconteceu em julho

 

 

Este não foi um episódio isolado. No último dia 31 de julho, também após uma chuva leve, um arco-íris duplo pôde ser visto em Guaraí, em condições semelhantes às observadas neste domingo. O registro de dois eventos dessa natureza em tão curto intervalo de tempo é incomum e reforça o interesse meteorológico e cultural em torno do fenômeno no município e nesta região.

 

E pode chover mais em breve

 

A previsão para os próximos 15 dias em Guaraí indica temperaturas máximas entre 33 e 40°C e mínimas de 20 a 25°C, o que indica muito calor. Há possibilidade de pancadas isoladas na quarta-feira, dia 13 de agosto. Nos demais dias, o Sol predominará, com presença eventual de névoa e nuvens passageiras, além de baixa umidade relativa do ar, típica do período seco.