O Zika Vírus tem gerado grande preocupação em todo o mundo, especialmente em função das consequências causadas naqueles que contraem a infecção. Apesar dos estudos sobre a doença não apresentarem conclusões definitivas, suspeitas de que o vírus pode ser transmitido através de fluídos corporais como o leite materno, dividem opiniões em Guaraí, principalmente depois do registro da morte de um bebê recém-nascido no hospital da cidade.

 

A dona de casa Ana Carolina Morais Machado, de 21 anos e seu esposo André Luiz Pereira de Sousa, de 28 anos, já haviam comprado com muito sacrifício o berço e alguns mimos para o pequeno João Lucas, terceiro filho do casal, que tem outros dois meninos de 3 e 4 anos. A mãe do bebê conta que ele nasceu no último dia 9 de maio no Hospital Regional de Guaraí (HRG), dia em que ela começou a apresentar os primeiros sintomas do Zika Vírus.

 

Ainda em luto pela morte do filho, a mãe conta que desconhecia a possibilidade da doença ser repassada através do leite materno. “No dia que meu filho nasceu eu já havia percebido alguns sintomas característicos do Zika Vírus em mim. Na hora relatei a situação aos enfermeiros, mas ninguém chegou a dizer que eu deveria suspender a amamentação. Não sabia que isso poderia acontecer, nem imaginava na verdade”, conta Ana Carolina.

 

Já em sua casa, Ana Carolina fez o que toda mãe faz durante os primeiros meses de vida dos bebês, amamentando-o de forma regular. “Estava amamentando ele normalmente, quando percebi uma febre muito alta, mais ou menos entre o 4º e 5º dia de vida, além disso, apareceram algumas pintas avermelhadas nele. Chegamos a leva-lo novamente para o hospital, mas os médicos não conseguiram salva-lo”, lamentou a jovem mãe.

 

Sem saber exatamente o que de fato causou a morte do filho, o casal busca respostas para entender a situação. Os dois acreditam que a criança pode sim ter contraído o vírus através do leite materno e esperam que o caso possa ser investigado com rigor pelas autoridades de saúde. “Queremos que a morte do nosso filho não seja em vão. Não desejo isso para nenhum outro pai, é muito dolorido conviver com esta realidade”, relata o pai do bebê.

 

Hospital Regional de Guaraí

 

Procurada, a direção do Hospital Regional de Guaraí (HRG) confirmou que Ana Carolina deu entrada na unidade para a realização do parto e posteriormente com o bebê já praticamente morto. A unidade explicou que a mãe não chegou a relatar que poderia estar com Zika Vírus. Ainda sobre o recém-nascido, a unidade informou que ele tinha boa saúde e que realizou todos os testes clínicos pós-parto, antes de receber alta médica. Como acontece em casos similares, a morte será investigada para que se determinem as causas do óbito, ainda desconhecidas.