Dados fornecidos pela Polícia Militar (PM) indicam que 192 ocorrências de violência contra a mulher foram registradas formalmente em todo o Tocantins durante o mês de agosto deste ano de 2020. O aumento em relação a julho, quando foram contabilizados 178 atendimentos relacionados, chega a 7,2%

 

De acordo com a comandante da Patrulha Maria da Penha no Tocantins, capitã Flávia Roberta de Oliveira, o crescimento das denúncias junto a central 190 da PM no Estado pode estar ligado ao aumento de informações recebidas durante todo o mês de agosto, que é dedicado ao combate à violência contra a mulher.

 

Isso demonstra a importância da divulgação e orientação direcionada às vítimas, para que elas se sintam encorajadas e também protegidas ao procurar ajuda, é que o que defende a coordenadora do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora pública Franciana Di Fátima.

 

Você não está só!

 

Mulheres que tiverem sua vida, integridade física ou psicológica ameaçadas, podem requerer medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e ainda receber apoio de uma rede de instituições públicas, através de diversos contatos. Veja a seguir uma lista com alguns números, incluindo em Guaraí.

 

 

Disque-Denúncia

180

 

Disque Direitos Humanos

100

 

Polícia Militar do Tocantins

190

 

Batalhão Guará da Polícia Militar

(63) 3464-1190

 

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Guaraí

(63) 3464-2536

 

Núcleo Especializado de Assistência e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem)

(63) 3218-1615 (WhatsApp)