Uma reportagem gravada em 1988, há exatos 30 anos, ganhou as redes sociais em Guaraí nesta terça-feira (20/02). Nas imagens, inicialmente repercutias através de uma conta no Youtube, ainda no ano passado, é possível observar alguns detalhes da campanha eleitoral daquele ano, época em que o município deixou de ser um território do Norte goiano, sendo agregado ao novo Tocantins.

 

O arquivo integra o acervo do repórter Darci Moreira, que na época trabalhava para uma afiliada do Grupo Bandeirantes de Comunicação em Goiânia, capital do Estado de Goiás. O material foi exibido em um programa chamado “Prefeito 88”, que buscava percorrer as principais cidades do Estado, mostrando a realidade da disputa eleitoral no ano da promulgação da nova constituição.

 

Nas imagens é possível ver uma Guaraí bem diferente do que observamos na atualidade. Naquele tempo o município tinha apenas 17 anos de existência e o prefeito era Carlos da Silveira Bueno, popularmente conhecido como “Carlitão”, atualmente com 98 anos. O gestor estava em seu último ano do primeiro de dois mandatos e passaria o comando da cidade para um novo prefeito.

 

Os candidatos que pleiteavam o cargo eram Manoel de Paula Bueno, da coligação PFL, PDC e PDS (partidos que não existem mais) e Gilnei Tavares do PMDB, que recentemente mudou de nome e virou MDB. “Bueno”, como é mais conhecido, acabou vencendo a disputa com uma diferença de quase 1.500 votos e se tornou o primeiro prefeito eleito de Guaraí como território do Tocantins.

 

Confira a reportagem:

 

Obs.: O áudio da reportagem foi melhorado, já que no vídeo original não era possível ouvir com nitidez a gravação histórica.