Imagens gravadas na noite deste último sábado, 19 de julho, flagraram um indivíduo ateando fogo na vegetação. O registro foi gravado no Setor Lysan, em Guaraí, próximo a uma fábrica de carrocerias. Segundo testemunhas, o flagrado tentava “limpar” terrenos. O responsável pela queimada não foi identificado.
Atendendo pedido do autor das imagens, sua identidade não será revelada e o áudio da gravação foi distorcido. Cabe ressaltar que, nesta época, o risco de incêndios se multiplica, e os focos de calor podem se espalhar rapidamente, atingindo áreas urbanas, rurais e até estruturas próximas, incluindo residências.
Diante do cenário climático adverso, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estabeleceu a proibição total de queimadas, mesmo para fins agropecuários. A medida segue válida até o fim do período seco, previsto para encerrar em outubro, e tem o objetivo de reduzir danos ambientais e à saúde.
Além de proibidas administrativamente, as queimadas configuram crime ambiental. Conforme o artigo 54 da Lei nº 9.605/1998, quem causar poluição que ponha em risco a saúde humana ou a segurança pública pode ser punido com reclusão de um a quatro anos, além de multa. Mesmo assim, punições são raras.