A Câmara de Vereadores de Guaraí debateu na manhã desta terça-feira (19/11), durante sessão plenária, a situação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. O órgão municipal, inaugurado em 1999 (20 anos), não recebe uma reforma digna há bastante tempo e os servidores são obrigados a conviver com muitas dificuldades durante o desempenho de suas respectivas atividades.

 

O assunto foi apresentado pelo vereador Gercival Lopez (Republicanos), que indicou a necessidade urgente do Poder Executivo apresentar um planejamento detalhado para reforma e ampliação do espaço físico. Segundo denúncias recebidas pela própria Casa de Leis, parte do prédio do órgão público já foi inclusive interditado e os servidores estão alojados em salas improvisadas.

 

Foto: Divulgação/Câmara de Guaraí

Discussão sobre o CCZ de Guaraí foi proposta pelo vereador Gercival Lopez.

 

Apesar de ser conhecido por abrigar animais de pequeno porte (cães e gatos), normalmente capturados ou abandonados, o CCZ na verdade é um órgão que tem como função primordial a prevenção e o controle das chamadas zoonoses, ou seja, doenças transmitidas por animais e insetos, serviço que acaba sendo muito prejudicado pela recorrente falta de estrutura e investimento público.

 

“O município precisa tomar providências em relação a este órgão. Sabemos que é uma situação que vem ocorrendo praticamente desde a inauguração. Depois que parte do prédio acabou sendo interditado, os servidores foram deslocados para salas próximas ao canil/gatil. O lugar é totalmente inadequado, pois há risco de contato com animais doentes o tempo todo”, explicou Gercival.