Teve início da manhã desta segunda-feira (03/12), a última semana de sessões regulamentares da Câmara de Vereadores de Guaraí dentro do ano de 2018. Além dos projetos e requerimentos apresentados, os parlamentares que representam o Poder Legislativo articulam possíveis composições para a eleição da mesa diretora da Casa de Leis, que acontece na sexta-feira (07/12).

 

Inicialmente os vereadores Donizeth Medeiros (PODEMOS), atual presidente e Enival Peres (PSD), atual vice-presidente, haviam demonstrado interesse de concorrer ao cargo. Na sessão desta segunda-feira Donizeth chegou a declarar que oficialmente era candidato, recebendo apoio de outros 5 colegas, mas no período da tarde surgiu uma terceira candidatura, a do vereador Bonfim (DEM).

 

Foto: Divulgação

Vereador Bonfim (ao centro) emcabeça chapa da oposição, que no momento tem 6 votos.

 

As mudanças vistas neste primeiro dia de sessões demonstram que a escolha não será nada fácil e muita coisa ainda pode acontecer até a votação. Ouvido pelo Guaraí Notícias, Bonfim disse que inicialmente votaria em Donizeth, mas recebeu o convite da oposição e decidiu aceitar, depois de conversar com a deputada federal Professora Dorinha (DEM), que é do mesmo partido.

 

No momento, a composição que possui maioria dos votos é justamente a que apoia o vereador Bonfim, tendo como vice Enival Peres. Além deles, aparecem os nomes dos vereadores Saboinha Jr (PV), titular da 1º secretaria, Davi Rocha (PDT), sendo o 2º secretário, Gercival Lopez (PRB), continuando com o cargo de Tesoureiro e Tarcísio Ramos (PSB), sendo o novo líder de bancada.

 

Seja qual for a composição da mesa diretora, as divisões dentro do parlamento acirram ainda mais as disputas entre oposição e situação. No momento, o que está em jogo é a definição do comando da Casa de Leis para os últimos dois anos de mandato da legislatura, cenário que certamente pode influenciar positiva ou negativamente as intenções políticas de cada um dos envolvidos no processo.

 

Atual composição da Mesa Diretora da Câmara (2017/2018):

 

Presidente: Donizeth Medeiros (PODEMOS)

Vice-presidente: Enival Peres (PSD)

1º Secretário: Davi Rocha (PDT)

2º Secretário: Saboinha Jr (PV)

Tesoureiro: Gercival Lopez (PRB)