O vereador Mikeias Feitosa (PR) apresentou nesta sexta-feira (10/02), durante o último dia de sessões ordinárias da Casa de Leis neste mês de fevereiro, um requerimento de sua autoria, solicitando que o Poder Executivo (Prefeitura de Guaraí) realize estudos técnicos com o objetivo de oferecer bolsas de estudo direcionadas aos estudantes carentes residentes no município e que estudem na Faculdade Guaraí (FAG).

O parlamentar, aluno do curso de Direito da instituição, disse que constantemente é procurado por colegas, que cobram o mesmo benefício concedido atualmente apenas para servidores de carreira dos poderes Executivo e Legislativo local. “É preciso fazer um estudo técnico para avaliar a possibilidade deste benefício também ser estendido aos estudantes carentes (não servidores) e que não tem condições de custear suas mensalidades”, explicou.

Criado em 2009, o “Programa Excelência” de bolsas de estudo da Prefeitura Municipal de Guaraí vem oferecendo oportunidades para estudantes matriculados na instituição. Na última seleção realizada entre julho e agosto do ano passado foram beneficiados 106 estudantes de 9 cursos, que receberam bolsas parciais com descontos variando entre 25% a 45% do valor das mensalidades ou semestralidades.

Neste ano um edital chegou a ser divulgado no último dia 13 de janeiro, mas três dias depois foi suspenso com a justificativa que haveria indícios de irregularidades na concessão do benefício durante o último ano. No início de fevereiro um novo edital foi divulgado, porém sem a opção para que não servidores pudessem se inscrever, frustrando a expectativa de muitos universitários que contavam com esta possibilidade de benefício.

A “Bolsa Prefeitura”, como é popularmente conhecida, é fruto de uma parceria entre a instituição de ensino superior e o Poder Público Municipal, que converte os valores do aluguel do prédio onde está instalada a faculdade em descontos para universitários regularmente matriculados. Possuidores de diploma de nível superior, ou beneficiários de outros programas semelhantes são impedidos de participar da seleção.

CLIQUE AQUI e confira uma cópia do requerimento apresentado pelo vereador.