Faltando poucos dias para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação conta a Poliomielite e o Sarampo, dados da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados nesta última segunda-feira (20/08), mostram que apenas 41,47% do público alvo (crianças entre 1 e 5 anos de idade) foram vacinados em Guaraí. A meta da campanha é vacinar 1.506 crianças até o dia 31 de agosto.

 

No último sábado (18/08), todos os postos de saúde da cidade estiveram abertos para atender a demanda, apesar disso a procura foi baixa. Mesmo assim a secretária de Saúde do município, Marlene de Fátima Sandri Oliveira, continua otimista e acredita que até o final do mês seja possível atingir pelo menos 95% do público alvo, meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde.

 

Marlene informou ainda que equipes estão percorrendo a zona rural do município, visitando famílias que moram mais distantes da cidade. “Estamos com equipes de vacinação percorrendo também a zona rural. Não podemos esquecer que a vacina é o único meio seguro para garantir que as crianças não contraiam estas doenças, já que elas podem levar à morte”, lembra a gestora.

 

No caso do Sarampo, o país enfrenta uma epidemia, especialmente na região Norte. Até o último dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos no Amazonas e 5.630 permanecem em investigação. Já em Roraima, foram 296 casos confirmados e 101 continuam em investigação.  Os surtos estão relacionados ao genótipo D8 do vírus, mesmo que circula na Venezuela.

 

Para garantir proteção para as crianças, os pais ou responsáveis de crianças com até 5 anos de idade devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de suas residências, levando consigo a caderneta de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização é composta por duas gotinhas de um medicamento contra a poliomielite e uma injeção contra o sarampo.