3.831 cães e gatos das zonas urbana e rural de Guaraí foram vacinados contra a raiva durante a campanha nacional de imunização que vem sendo realizada desde o último dia 19 de março. Este montante representa 83% da meta estipulada para este ano (4.594 animais), lembrando que as doses continuam disponíveis até o dia 5 de maio no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

 

No último dia 21 de abril profissionais de saúde do município estiveram mobilizados para o “Dia D” da campanha. Durante todo o dia foram disponibilizados 13 pontos de vacinação, espalhados por toda a cidade. Ainda conforme os dados disponibilizados, 78% dos 3.831 animais vacinados até o momento são cães, a maior parte deles concentrados na zona urbana.

 

Realizada anualmente, a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos é uma das formas mais eficientes de se evitar a transmissão da doença. Desde 2007 o Tocantins não registra casos em animais e o último registro em humanos ocorreu em 2002. Apesar da ampla cobertura, a preocupação com novos registros da doença é contínua, especialmente em regiões tropicais.

 

A raiva é uma doença viral, caracterizada por uma dor de cabeça progressiva, aguda e letal. Como todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo em caso de ocorrência de qualquer tipo de ferimento provocado por mordidas de animais domésticos ou silvestres, independente da espécie.

 

Meta de imunização em Guaraí:

 

Cães: 1.428 da zona rural e 2.181 da zona urbana

Gatos: 985 (zona rural e urbana)

Total: 4.594 animais (cães e gatos)

 

Obs.: Após o “Dia D”, a vacina estará disponível apenas no CCZ de Guaraí. O órgão está situado no bairro Setor Aeroporto, mais precisamente na Avenida W-5, nos fundos do Colégio Estadual Irineu Albano Hendges. O telefone de contato para mais informações e esclarecimentos é (63) 3464-2386.