O surto de febre amarela que vem causando mortes na Região Sudeste tem colocado a população em alerta. A preocupação se estende para várias regiões do país e isso não é diferente em Guaraí. Apesar da preocupação, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que apenas os que nunca foram vacinados ou então aqueles que tomaram a dose fracionada é que necessitam da imunização, já que o Tocantins atualmente não possui registros de epidemia da doença.

 

A última morte de humanos causada por febre amarela no Tocantins ocorreu em abril do ano passado, mais precisamente na cidade Xambioá, no extremo norte do Estado. Um jovem de 21 anos, natural do Rio de Janeiro, que trabalhava em uma região de mata, contraiu a doença e como não era imunizado, acabou falecendo poucos dias depois de apresentar os primeiros sintomas. Na época outros casos suspeitos foram investigados, mas nenhum foi confirmado.

 

Conforme dados do Ministério da Saúde, 35 casos da doença foram registrados no país entre os meses de julho do ano passado e janeiro deste ano. Mais da metade das pessoas infectadas (20 casos) morreram em decorrência das complicações causadas pela infecção, que atinge principalmente o fígado, levando ao óbito em poucos dias. Outro dado importante em relação aos casos confirmados é que todas as pessoas infectadas não haviam tomado a vacina.

 

Além das pessoas que não são vacinadas, aqueles que tomaram a dose fracionada, ou seja, que possui um período de validade limitado, normalmente de até 8 anos, devem procurar o posto de saúde mais próximo para atualizar o cartão de vacinas. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem ainda ligar na Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, por meio do telefone fixo (63) 3464-2121. O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira em horário comercial.