A Secretaria de Saúde de Guaraí informou nesta última terça-feira (10/04), que a vacina contra a raiva, aplicada em cães e gatos domésticos, está disponível para os interessados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). No próximo dia 21/04 profissionais de saúde do município estarão mobilizados para o “Dia D” da campanha e a meta é a de imunizar pouco mais de 4.500 animais.

 

De acordo com as informações repassadas pela médica veterinária do CCZ de Guaraí, Neusa Nunes, treze pontos de vacinação serão disponibilizados à comunidade no “Dia D”, das 8h da manhã até às 17h. A profissional lembra ainda que desde o último dia 19/03 cães e gatos da zona rural já vem recebendo a imunização, que é segura e disponibilizada de forma totalmente gratuita.

 

Realizada anualmente, a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos é uma das formas mais eficientes de se evitar a transmissão da doença. Desde 2007 o Tocantins não registra casos em animais e o último registro em humanos ocorreu em 2002. Apesar da ampla cobertura, a preocupação com novos registros da doença é contínua, especialmente em regiões tropicais.

 

A raiva é uma doença viral, caracterizada por uma dor de cabeça progressiva, aguda e letal. Como todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo em caso de ocorrência de qualquer tipo de ferimento provocado por mordidas de animais domésticos ou silvestres, independente da espécie.

 

Campanha contra a raiva em Guaraí:

 

Período: 19/03 a 04/05/2018 no CCZ de Guaraí

Dia D: 21/04/2018 (SÁBADO), das 8h ás 17h em 13 pontos da cidade.

 

Meta de imunização em Guaraí:

 

Cães: 1.428 da zona rural e 2.181 da zona urbana

Gatos: 985 (zona rural e urbana)

Total: 4.594 animais (cães e gatos)

 

Pontos de vacinação no “Dia D” – 21/04/2018:

 

- Centro de Controle de Zoonoses (Setor Aeroporto);

- Feira Coberta (Centro)

- Pátio da Escola Municipal Luiz de Camões (Setor Querência);

- Pátio da Secretaria Municipal de Saúde;

- Pátio do Laboratório Municipal (Setor Pestana);

- Pátio do Posto de Saúde da Avenida Tiradentes;

- Pátio do Posto de Saúde da Avenida Tocantins;

- Pátio do Posto de Saúde do Setor Jardim Brasília;

- Pátio do Posto de Saúde do Setor São Luís;

- Praça 11 de Abril (Setor Sul);

- Praça da Paróquia São Pedro (Avenida Araguaia);

- Quadra de Esportes do Setor Canaã;

- Rua 9-A (Setor Santa Helena).

 

Obs.: Após o “Dia D”, a vacina estará disponível apenas no CCZ de Guaraí. O órgão está situado no bairro Setor Aeroporto, mais precisamente na Avenida W-5, nos fundos do Colégio Estadual Irineu Albano Hendges. O telefone de contato para mais informações e esclarecimentos é (63) 3464-2386.