Já estão disponíveis em todos os postos de saúde de Guaraí desde a última segunda-feira (23/04), doses da vacina contra a gripe. A imunização é gratuita e trivalente, ou seja, protegendo contra os três subtipos principais do vírus que mais circularam no país, especialmente o H1N1 e o H3N2. A campanha tem públicos-alvo específicos e segue até o dia 26 de maio. 12 de maio é o “Dia D”.

 

Em 2016, quando o Brasil enfrentou uma das piores epidemias da doença, foram registradas 1.962 mortes em função das variações do vírus influenza. Este número caiu de forma considerável no ano passado, quando houve redução de 82,4% nos óbitos, mas a preocupação continua sendo grande, já que em vários estados do país há registros de avanço da epidemia, especialmente em Goiás.

 

A meta do Ministério da Saúde é a de imunizar mais de 60 milhões de brasileiros. O público alvo da campanha inclui portadores de doenças crônicas, idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

Diferentemente de anos anteriores, a campanha em 2018 terá um maior controle sobre às doses, sendo que cada aplicação deverá ser registrada em um sistema de informação específico e disponibilizado pelo próprio Ministério da Saúde. No dia 12 de maio (sábado), todas as unidades de saúde do país estarão atuando em regime especial, apenas para a vacinação, o chamado “Dia D”.

 

Etapas da campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza:

 

Etapa 1: A partir do dia 23 de abril - para trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos e indígenas;

Etapa 2: A partir de 2 de maio - para crianças com idade superior a 6 meses e inferior a 5 anos, além de gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto;

Etapa 3: A partir de 9 de maio - para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores e demais públicos-alvo da campanha;

Etapa 4: Disponível para todos os públicos-alvo da campanha no dia 12 de maio;

Etapa 5: Último dia disponível para a campanha de vacinação é 26 de maio.