Cerca de 200 exames preventivos de saúde para homens e mulheres foram realizados em Guaraí na manhã da última sexta-feira (15/12), durante mais uma visita da unidade móvel de prevenção ao câncer do Sistema FAET/SENAR. Os atendimentos foram concentrados na sede do Sindicato Rural de Guaraí (SRG), com o apoio de equipes da Secretaria Municipal de Saúde do município. Os resultados devem ficar prontos em até 30 dias.

 

A presidente do Sistema FAET/SENAR no Estado, senadora Kátia Abreu (sem partido), aproveitou uma série de encontros e reuniões que fazia em Guaraí desde o dia anterior para supervisionar de perto os trabalhos da ação, acompanhada do presidente do SRG, Raimundo Pessoa. A unidade móvel funciona como uma espécie de consultório, adaptado para a realização dos preventivos de Câncer de Colo de Útero (mulheres) e Próstata (homens).

 

Os exames preventivos integram um projeto realizado em nível nacional. Os atendimentos ocorrem em parceria com as prefeituras, secretarias municipais e estaduais de saúde, além dos sindicatos rurais, já que o público alvo é formado basicamente por homens e mulheres do campo. Além do atendimento médico, os participantes podem ter acesso a palestras e orientações gerais, com o objetivo de reduzir os riscos do aparecimento de tumores.

 

Tanto o câncer de colo de útero, assim como o de próstata, são os mais comuns entre a população adulta com mais de 40 anos de idade. Em geral, o crescimento da doença é lento e na maioria das vezes não apresenta sintomas característicos, situação que pode dificultar ainda mais o diagnóstico. Especialistas indicam que quanto mais cedo os tumores forem detectados e tratados, mais chances de cura os pacientes podem ter.

 

Foto: Divulgação

Resultados dos exames preventivos devem ficar prontos em até 30 dias.