A Prefeitura de Guaraí decidiu prorrogar o prazo para regularização Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) deste ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 23 de junho, um dia após o encerramento do período inicialmente estabelecido para pagamento com descontos e parcelamentos especiais. Agora, os contribuintes terão até o dia 6 de julho para aderir às condições oferecidas.

 

Conforme divulgado, continuam válidos os descontos de 20% para imóveis que não possuem muro e calçada edificados, e de até 36% para propriedades que possuem este tipo de infraestrutura. Também permanecem disponíveis as opções de pagamento por cartão de crédito em até 12 vezes e PIX parcelado. Após este período ainda será possível parcelar em 6 vezes, mas sem desconto.

 

O que mudou neste ano?

 

Até o ano passado, os contribuintes de Guaraí que desejavam parcelar o IPTU acabavam perdendo o desconto no pagamento antecipado. Neste ano, o abatimento de 20% foi mantido nos pagamentos via cartão de crédito, inclusive parcelados, desde que a transação seja formalizada dentro do prazo prorrogado. A mudança ampliou as opções de pagamento sem a perda do benefício fiscal.

 

Para que serve o IPTU?

 

A arrecadação obtida com o IPTU é fundamental para que o município mantenha o ritmo de investimentos em áreas como saúde, educação, limpeza pública, recuperação de estradas rurais, projetos sociais e obras de infraestrutura. O imposto é um dos poucos revertidos exclusivamente aos cofres das prefeituras, diferentemente de outros, que costumam ser divididos com o Estado e a União.