O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) definiu na manhã desta quinta-feira (03/05), durante reunião realizada em Palmas com representantes de partidos e coligações, os detalhes sobre a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV durante o pleito suplementar de 3 de junho, que vai escolher o governador que comandará o Estado até o fim deste ano.

 

A veiculação da propaganda eleitoral terá início no próximo dia 17, seguindo até 31 de maio. O juiz auxiliar Márcio Gonçalves Moreira conduziu a reunião e explicou as regras para o sorteio dos partidos e coligações que estão na disputa. Na ocasião, o juiz escolheu as emissoras TV Anhanguera e Rádio 96 FM para serem cabeças de rede, sendo a decisão aceita por unanimidade dos presentes.

 

Os programas eleitorais irão ao ar nas segundas, quartas e sextas-feiras, com duas programações ao longo do dia, sendo na TV: das 12:15h às 12:25h e à noite, das 19:20h às 19:30h. No rádio os programas eleitorais também serão transmitidos às segundas, quartas e sextas-feiras, novamente em dois horários distintos: das 7:15h às 7:25h e das 12:15h às 12:25h.

 

Por sorteio, a primeira coligação a veicular seus programas eleitorais será a da candidata Kátia Abreu (PDT), seguida por Mauro Carlesse (PHS), Mário Lucio Avelar (PSOL), Marcos Souza (PRTB), Márlon Reis (REDE), Carlos Amastha (PSB) e Vicentinho Alves (PR). Ainda conforme acordado na reunião, todos os partidos terão o mesmo tempo de exibição, conforme determina a lei.

 

Calendário da eleição suplementar para o Governo do Tocantins:

 

1º Turno

 

21 e 22 de abril – Convenções partidárias;

23 de abril – Registro das candidaturas – Prazo final (19 horas);

24 de abril – Início da propaganda eleitoral;

17 de maio – Início da propaganda eleitoral no rádio e na TV (1º turno);

18 de maio – Prazo máximo para julgamento do registro de candidatura;

22 de maio – Prazo máximo para substituição do candidato (respeitando o prazo de 12 dias antes da eleição);

31 de maio – Fim da propaganda eleitoral no rádio e da TV (1º turno);

02 de junho – Termino da propaganda eleitoral (1º turno);

03 de junho – Dia da votação.

 

2º Turno (se houver necessidade)

 

04 de junho – Início da propaganda eleitoral;

23 de junho – Termino da propaganda eleitoral;

24 de junho – Dia da votação.