Um incêndio em terrenos às margens da BR-153, na entrada Sul de Guaraí, interrompeu parcialmente parte do tráfego no início da tarde desta quarta-feira, 09 de julho. Uma carreta carregada com combustíveis precisou parar no meio da pista. Bombeiros Militares e brigadistas foram acionados para dar suporte.

 

Vídeos gravados no local mostram o trânsito sendo interrompido e as chamas se alastrando pela vegetação seca. As imagens também sugerem que o incêndio teve origem em terrenos próximos da pista, com indícios de que ele tenha pode ter sido provocado de forma intencional. Não houve danos materiais ou feridos.

 

O trecho atingido fica nas proximidades da ponte sobre o Ribeirão Tranqueira, mesmo ponto que chegou a ser interditado em março deste ano após chuvas fortes e risco de rompimento da pista. Agora, o fogo representa nova ameaça, agravada pelo tempo seco e os ventos que facilitam a propagação das chamas.

 

 

Lei existe sim, mas...

 

Queimar terrenos ou lixo, inclusive próximo de rodovias, é crime ambiental. Segundo o artigo 54 da Lei Nº 9.605/1998, quem causar poluição que ponha em risco a saúde ou segurança pública pode pegar de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Apesar de existir legislação regulamentada, punições são raras.