Milhares de pessoas participaram na manhã deste domingo (10/06), da tradicional Cavalgada da Exposição Agropecuária de Guaraí (EXPOGUARAÍ). Em sua 29ª edição, o evento, promovido pelo Sindicato Rural local, reuniu cavaleiros, amazonas e comitivas de toda a região, além de visitantes que fazem questão de acompanhar o desfile de camarote pelas ruas e avenidas da cidade.

 

A cavalgada é uma tradição que faz parte da cultura interiorana brasileira e consiste na realização de um passeio, onde as pessoas participam normalmente montando em cavalos ou bois. As primeiras manifestações do tipo no país datam do século XVII. Naquela época, quando não haviam estradas e nem caminhões, este era o único meio para se conduzir animais de uma região para outra.

 

Foto: Guaraí Notícias

A cavalgada é uma manifestação muito presente na cultura interiorana brasileira.

 

No Tocantins este tipo de manifestação costuma atrair grande público. No caso de Guaraí, que reúne uma das maiores concentrações participantes do Estado, a população se organiza com muita antecedência para o evento. Quem não participa montando, aproveita para reunir a família e os amigos, principalmente às margens das ruas e avenidas por onde a cavalgada passa.

 

Uma das grandes preocupações no evento é com a segurança dos participantes e da população em geral. Neste ano, equipes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além dos agentes de trânsito do DETRAN receberam reforço de efetivo para garantir a tranquilidade de todos. Felizmente, graças a este esforço conjunto, nenhum incidente grave foi registrado durante o percurso.

 

Foto: Guaraí Notícias

Cavaleiros, amazonas e comitivas de toda a região estiveram presentes na Cavalgada da EXPOGUARAÍ.

 

29ª EXPOGUARAÍ - de 08 a 17/06:

 

A 29ª EXPOGUARAÍ segue até o próximo dia 17 de junho. O evento, considerado um dos mais importantes da região, reúne cerca de 40 mil pessoas. Além da cavalgada, serão realizados shows, cursos, palestras e leilões de gado. A maior parte das atividades está concentrada no Parque de Exposições Agropecuárias Davi Nunes. CLIQUE AQUI e veja a programação do evento.

 

Confira alguns dos principais registros fotográficos da Cavalgada da EXPOGUARAÍ:

 

Fotos: Guaraí Notícias